01) A metodologia AIDA ( atenção, interesse, desejo e ação) simplifica os diferentes estágios do comportamento do consumidor.

AIDA – Funil de Marketing e Vendas para Inbound - Anunciare - Marketing para Google e Facebook

 

A origem dessa metodologia é atribuída ao americano E. St. Elmo Lewis, pioneiro de Publicidade e Propaganda que iniciou seus trabalhos no final do século 18.

A AIDA explica que, para o guiar o consumidor até a compra, devemos atrair sua atenção, manter o interesse e criar o desejo para então levá-lo a tomar uma decisão.

  • A = Atenção
  • I = Interesse
  • D = Desejo
  • A = Ação

No início, o modelo era utilizado principalmente na elaboração de anúncios impressos, propondo que eles deveriam conter elementos visuais para cada uma dessas etapas.

Assim, a receita do sucesso era baseada em: imagem atrativa, subtítulo interessante, corpo do texto educativo e contatos do anunciante para levar o consumidor ao produto.

Obviamente, isso foi muito antes do surgimento da Internet. Lewis nem sonhava com o potencial da AIDA para o sucesso do Marketing Digital, mas já entendia a importância e alguns princípios básicos para converter clientes.

Como funciona a metodologia AIDA?

evolução do marketing permitiu que o AIDA passasse a ser utilizado também em outras formas de divulgação de uma marca ou produto, como propagandas na televisão e Marketing de Conteúdo no meio digital.

Mas não adianta conhecer a sequência de etapas pelas quais o consumidor deve passar, sem de fato saber quem ele é.

Existem fatores importantes como idade, estilo de vida, cultura e motivações, que influenciam o modo de pensar das pessoas, refletindo no seu comportamento e também nas decisões de compra.

Antes de aplicar o modelo AIDA na sua estratégia de marketing, portanto, leve em consideração qual a persona que sua marca quer alcançar.

Tendo isso em mente, agora vamos discutir melhor o que cada palavra do acrônimo AIDA significa.

Vamos explicá-las separadamente logo abaixo:

Atenção

A sua persona deve saber que você existe, caso contrário não descobrirá o valor do que você tem a oferecer.

Mas como atrair atenção?

Seja inteligente e use diferentes tipos de linguagem para convencer (ao contrário de obrigar) o potencial cliente a parar o que estiver fazendo para focar em você!

Mas cuidado com propagandas incômodas em momentos desapropriados.

Não será nada agradável para uma pessoa vendo um programa de viagens, por exemplo, ser interrompida por um anúncio sobre materiais de construção.

Por outro lado, talvez ela pare e preste bastante atenção caso apareça uma chamada interessante de promoção para passagens aéreas.

Então para chamar a atenção dos possíveis clientes de forma positiva, leve em conta:

  • localização: esteja onde a sua persona pode ser encontrada;
  • momento: saiba quando ou com qual frequência ela estará lá;
  • fator de choque: cause algum impacto ao seu interlocutor.

Interesse

Você conseguiu chamar a atenção!

Mas como fazer com que esse potencial cliente continue ali te ouvindo até que você passe a mensagem que gostaria?

Sendo extremamente relevante para o público que você está tentando alcançar.

A pessoa acabou de te conhecer e agora já começa a criar confiança e conexão e considerar o que você tem a dizer. Dê um empurrãozinho para despertar ainda mais a curiosidade!

Para isso, sua mensagem deve ser vista como uma oportunidade de resolução de um problema.

É preciso saber bem o que sua persona precisa e focar nessa necessidade ou problema, além de mostrar como você pode ajudá-la a resolver.

Portanto, seja coerente com a primeira impressão causada. Se na primeira etapa você utilizou uma pergunta para atrair atenção, agora é a hora de cumprir a promessa e começar a explicar como e porque você entregará valor.

Nessa hora, é válido usar dados e outros argumentos de persuasão que ajudem a informar, educar e engajar seu público em torno de suas questões.

Dessa forma, o seu público vai querer saber mais sobre o assunto, e você poderá passar para a próxima etapa.

Desejo

Só o interesse não é suficiente para que o consumidor chegue à última etapa. Então, não se esqueça também de criar o desejo.

Sua persona já sabe que existe um problema e uma solução e começa a entender que a resposta pode estar na sua marca, então é o momento de mostrar todas as suas qualidades.

Se você provar que você domina o assunto e que sua marca trará grandes vantagens, aumentará o número de conversões.

Contudo, é importante ter em mente que o volume de pessoas que chegam a esta etapa será menor do que o das etapas anteriores.

Afinal, se mesmo após a sua tentativa de despertar interesse a persona ainda não tenha se engajado, quer dizer que ela não se identificou com o problema ou com suas soluções propostas.

E isso não quer dizer que sua estratégia falhou!

É exatamente por isso que a jornada de compra de um cliente é frequentemente associada a um funil: quanto mais ao fundo, menos pessoas interessadas.

Dessa forma, é importante não perder a conexão com as pessoas que avançam no funil, e entregar mais valor e fortalecer o relacionamento com a marca.

E se você estiver se perguntando: mas como entregar mais valor?

Explique bem os benefícios e qualidades do que você tem a oferecer, apresente cases de sucesso, avaliações de cliente e tudo o que você tiver para gerar mais confiança.

Se o consumidor viu valor o suficiente e está satisfeito com a sua resposta, agora está preparado para tomar uma ação:

Ação

Agora que você finalmente despertou o desejo, é crucial manter a urgência que o consumidor tem para dar um próximo passo.

O seu papel agora é facilitar o caminho do consumidor até a ação.

Essa ação é a compra? Não necessariamente.

Depende muito de como acontece a jornada do seu consumidor e o que você planejou para o final. A ação pode ser, por exemplo, a de acessar o seu site, ver um vídeo ou se inscrever para um seminário.

Deixe o mais claro possível como a pessoa pode tomar essa ação, ou você corre o risco de perdê-la!

No caso de um anúncio impresso, por exemplo, é crucial deixar todas as informações de contato para que o leitor saiba exatamente como proceder até efetivar a ação sugerida pelo cartaz.

Publicação original – https://rockcontent.com/br/blog/metodologia-aida/

 

02) O que é jornada de compra?

A jornada de compra é o modelo usado para definir em qual estágio comercial o consumidor está.

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Ao entender seus hábitos de consumo e monitorar o que ele está buscando na internet, é possível descobrir em qual momento da compra ele se encontra.

Com isso, dedicar esforço para conduzi-lo de maneira eficiente à conclusão do negócio.

Isso acontece porque a equipe de marketing pode produzir e entregar conteúdos relacionados aos desejos e às necessidades do consumidor.

Essas informações vão preparar e conduzir esse consumidor pelas diferentes etapas de vendas, o que facilitará o trabalho da equipe comercial e aumentará as chances de concluir o negócio.

A jornada de compra é dividida em 4 etapas diferentes:

  • aprendizado: o cliente não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou que tem a necessidade de um produto ou de um serviço;
  • reconhecimento: a pessoa pesquisa e tenha acesso a informações que a ajudam a perceber a existência de um problema ou de uma necessidade;
  • consideração: ao perceber que tem um problema, o consumidor segue pesquisando soluções e passa a considerar aquela que melhor se encaixa na sua necessidade;
  • decisão: após analisar as opções do mercado, é tomada a decisão e a compra pode acontecer.

Conteúdo original: https://rockcontent.com/br/blog/jornada-de-compra/

 

03) Definição de funil de marketing

O funil de marketing é um modelo que representa a jornada de sua audiência desde o momento em que ela tem o primeiro contato com sua empresa até a compra – e até mesmo no pós-venda, em alguns casos. A importância desse modelo é que ele possibilita ao profissional criar toda sua estratégia de maneira mais assertiva, com táticas direcionadas para possíveis clientes em cada etapa do funil.

Quem já trabalha com marketing sabe muito bem que quanto menos genérica a mensagem, maior sua eficiência, uma das regras de ouro do mercado. Fazer uma oferta de compra para uma lead que ainda não está no momento da compra só servirá para que ela tenha uma percepção negativa da sua marca. Do mesmo jeito, não fazer essa oferta para uma lead já qualificada e pronta para comprar é uma oportunidade desperdiçada.

O funil de marketing é divido em três partes: topo, meio e fundo, cada uma com suas particularidades, e que necessitam de conteúdos e estratégias diferentes para que seu marketing seja eficiente.

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Topo de funil

No topo de funil as pessoas ainda não estão interessadas em contratar nenhuma empresa e, na verdade, nem sabem direito que tipo de empresa contratar. Essas pessoas estão interessadas em resolver algum problema ou satisfazer alguma necessidade e, por isso, estão procurando se educar sobre algum mercado.

No topo de funil seu conteúdo deve focar exclusivamente em resolver essas dúvidas e satisfazer essas necessidades, sem fazer nenhum tipo de proposta comercial. Nesse momento é importante otimizar seus esforços em ter um grande alcance e audiência, pois é atraindo o máximo de pessoas possível que você conseguirá nutrir e classificá-los até que se tornem clientes. Outro resultado positivo de se atrair uma grande audiência é que você aos poucos se torna referência em seu mercado.

Ao escolher que tipo de estratégia usar no topo de funil, lembre-se do que possui maior alcance: blog posts (com grande foco em SEO), distribuição através de mídias sociais e mídias pagas, outros formatos de fácil distribuição como vídeos e apresentações, etc.

Meio de funil

Enquanto seu conteúdo de topo de funil deve ser focado e otimizado para atrair uma audiência mais ampla, ele não servirá para qualificar esse público. No meio de funil o objetivo é transformar os visitantes em leads e filtrar quais leads são boas ou ruins.

Uma pessoa no meio de funil já foi educada sobre o assunto que seu conteúdo aborda, sabe que possui um problema a ser resolvido e está no processo de descobrir qual é a melhor solução para esse problema. O conteúdo de meio de funil deve possui exatamente esse objetivo: mostrar para o visitante as soluções existentes e demonstrar porque a sua solução é a melhor de todas.

Uma pessoa no meio do funil está muito mais avançada no processo de decisão de compra, por isso outra prioridade para essa etapa é conseguir transformá-la em uma lead. Isso é feito através do uso de formulários, que peçam informações sobre a pessoa. Obviamente, esse visitante precisa de um incentivo para preencher um formulário, que pode ser um material rico (ebook, whitepaper, templates, etc) ou até mesmo algum serviço como uma consultoria gratuita.

Uma vez que você possui essa informação sobre a lead (e-mail e nome, pelo menos), é hora de colocar sua máquina de automação de marketing para rodar e fazer fluxos de nutrição de maneira a coletar ainda mais informações e descobrir a mais importante de todas: essa lead é um possível cliente ou não?

Fundo de funil

Enquanto no meio de funil a lead irá decidir qual solução usar para resolver seus problemas, é no fundo de funil que você deve convencê-la de que, não só a solução que você apresenta é a ideal, mas também de que sua empresa é quem deve ser contratada. Infelizmente muitos profissionais de marketing se esquecem da importância dessa etapa do funil, deixando-a exclusivamente para o time de vendas.

O fundo do funil já abre espaço para conteúdos promocionais, que falem abertamente sobre sua empresa, serviço e/ou produto. Geralmente é comum já oferecer à lead uma demonstração do produto, cupom de desconto, oportunidade de falar com um vendedor, etc. Essas ofertas são importantes, mas o conteúdo pode ir muito mais além em incentivar o fechamento de um negócio.

Conteúdos como webinars para explicar como seu produto funciona, white papers de cases de clientes e outros materiais ricos com dúvidas comuns ouvidas pelos seus vendedores podem ser determinantes para que uma lead tome a decisão de compra e, como bônus, ainda deixam a lead mais informada o que torna o processo de vendas mais rápido e barato.

 

Conteúdo original: https://br.hubspot.com/blog/marketing/funil-de-marketing-entenda-o-caminho-de-seu-cliente-ate-a-compra

 

04) O que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa.

Por meio dela é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.

Por exemplo, pense na rotina de uma equipe de Marketing Digital: toda semana eles precisam publicar conteúdos no blog para atrair novos visitantes.

Depois, é preciso divulgar esses posts nas redes sociais e gerenciar todo o engajamento que eles geram. Além disso, eles precisam gerar contatos, ou seja, leads para a equipe de vendas, e por isso eles capturam emails ofertando uma newsletter.

Mas a equipe de vendas precisa de mais informações antes de entrar em contato, e é por isso que o marketing produz ebooks, webinars e planilhas que são disponibilizados após o preenchimento de um formulário que pede informações como site, telefone, área de atuação etc.

Avaliando as respostas dos formulários, é possível identificar que algumas pessoas seriam clientes ideais para a empresa deles, mas outras nem tanto. Para esse segundo grupo, é preciso nutrir o relacionamento com a ajuda de conteúdos educativos.

Se tudo isso já não bastasse, a equipe de marketing também precisa mensurar os resultados de suas ações e campanhas, além de avaliar, junto com a equipe de vendas, se eles estão atraindo os clientes corretos para a empresa.

Resumindo, o volume de atividades e processos necessários para fazer essa “máquina” funcionar é gigante. E quanto mais a empresa crescer, maior o número de contatos a serem gerados e trabalhados.

É por isso que as equipes de marketing precisam de ferramentas que reduzam o trabalho manual. Elas ajudam a aumentar a eficiência do time e diminuir o tempo gasto com cada tarefa. E, nesse caso, tempo é dinheiro!

Com a ajuda de uma ferramenta de Automação de Marketing é possível agendar as postagens nas mídias sociais, disparar emails específicos de acordo com dados ou ações dos contatos, avaliar as pessoas que estão realmente prontas para conversar com a equipe de vendas, mensurar os resultados das campanhas e muito mais!

 

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Conteúdo original: https://rockcontent.com/br/blog/automacao-de-marketing/

05) GOOGLE ADWORDS: O QUE É E PARA QUE SERVE

Esta é a plataforma de links patrocinados do Google. Ela oferece um espaço valioso nos buscadores aos anunciantes que desejam exibir seu produto para bilhões de internautas.

O Google foi criado no ano de 1998 e, apenas três anos mais tarde, se tornou referência mundial como mecanismo de busca on-line.

Ao notar o grande tráfego no buscador, os fundadores enxergaram uma grande oportunidade para fazer um negócio mais rentável. E essa possibilidade surgiu com o sistema do site GoTo.com – o início dos Links Patrocinados.

Para utilizar a licença patenteada do Links Patrocinados, o Google precisou desembolsar um valor expressivo. Mas em pouco tempo, a ferramenta foi rebatizada e passou a se chamar Google AdWords.

Rapidamente a plataforma de publicidade do Google alcançou grandes resultados financeiros e hoje representa a principal fonte de receita da companhia americana.

 

Os anúncios Google AdWords têm três tipos de precificação – custo por clique , custo por mil impressões e custo por aquisição. As três são representadas pelas siglas CPC, CPM e CPA, respectivamente.

Vamos conhecer cada um deles?

CUSTO POR CLIQUE – CPC

Como o próprio nome sugere, esta precificação diz que sua ação só será cobrada quando o usuário clicar no link patrocinado.

É um modelo utilizado na compra de palavras-chave no Google AdWords, por exemplo. Mas tem se tornado comum em outros sites, portais ou blogs.

Este formato é uma excelente maneira de saber os resultados do seu anúncio, pois ele aponta a quantidade exata de usuários que clicaram na sua campanha.

Aqui também você pode ter ideia do impacto causado aos usuários. Para isso, basta verificar a quantidade de acessos ao canal e ver quantos clicaram na sua campanha.

Se sua campanha estiver posicionada em um ambiente de muitos acessos, você terá um custo muito alto. E se você não puder pagar por eles?

Não se desespere. Existe uma forma de controlar o custo das suas ações.

Ao realizar uma campanha no Google AdWords, você pode estabelecer uma meta de cliques desejados e calcular o custo de toda sua ação com antecedência, por meio do CPC médio.

O AdWords, e todas as plataformas que trabalham com o CPC, oferecem esse cálculo a fim de facilitar a vida do anunciante, assim é possível ter acesso ao valor antes mesmo de pôr a campanha no ar.

Para calcular a precificação CPC, basta usar a seguinte equação:

o que é google adwords-cpc

CPC OTIMIZADO

Depois de conhecer o CPC, talvez você se depare com o CPC otimizado. Então vamos falar abordar este tema de uma vez.

O CPC otimizado combina seu lance manual com uma estratégia de lances inteligentes e aumenta os números definidos no início quando há uma chance de conversão maior.

O seu lance, quando as probabilidades de venda ou conversão são pequenas, é reduzido.

De acordo com o Google AdWords, o CPC otimizado pode aumentar seus lances em até 30% quando há uma probabilidade de venda maior.

Ele também é reduzido para qualquer valor quando a chance de venda é mínima.

O CPC otimizado do Google AdWords funciona com base no histórico de conversão da sua conta. Por este motivo é de extrema importância manter o acompanhamento de conversões sem ativo.

Para ativar o CPC otimizado, siga este passo-a-passo: abra sua conta no Google AdWords > clique na opção campanhas > selecione a campanha desejada no canto superior esquerda da sua tela > configurações > todas as configurações > estratégia de lances > editar > ativar CPC otimizado.

Veja as imagens abaixo para facilitar o processo de ativação:

o que é google adwords-crie
o que é google adwords-passo
o que é google adwords- passos

Depois de saber como fazer propaganda no Google AdWords por meio da precificação CPC, chegou a hora de aprender sobre o custo por mil impressões.

CUSTO POR MIL IMPRESSÕES – CPM

Nesta precificação o anunciante paga pelo anúncio apenas quando ele é visualizado por mil usuários.

Para apostar em ações com esse formato de precificação, é preciso anunciar em páginas com um grande volume de tráfego. Por isso é utilizado somente em grandes blogs e portais de notícias.

Geralmente, estes anúncios ficam expostos nas barras laterais ou em formato de banner publicitário no topo dos sites.

Veja o exemplo da anunciante NET, no topo do site globo.com:

o que é google adwords- net

Talvez você se depare com esse tipo de anúncio CPM, mas em formatos diferentes, como alguns estáticos, dinâmicos e, em outros casos, até mesmo com som.

Sabe quando trabalhamos com abas simultâneas e, do nada, nos assustamos com algum barulho, sabe? Se não for o YouTube, pode ter certeza, é um anúncio em alguma das abas abertas.

Ao escolher esse formato de anúncio, não esqueça de relacionar orçamento disponível com o tempo levado para alcançar as mil impressões dentro do canal escolhido.

Então é bem simples: quanto mais recursos e mais visível for o espaço do anúncio, maior será o CPM da sua ação.

Exemplo: você anunciou no uol.com.br, um site com milhares de acessos diário, ou seja, milhares de usuários irão visualizar sua marca em questão de algumas horas.

Para ter sua empresa por um tempo maior entre os destaques, é preciso ter um valor considerável para investir no formato CPM. Por isso é bom você já preparar o bolso, mas também espere ótimos resultados!

Como já se sabe, essa precificação é por visualizações. Por isso, mesmo que o usuário não clique em sua campanha, você deverá pagar ao Google AdWords.

Esta alternativa de anúncios via Google AdWords, por exigir um valor monetário maior, é indicada à empresas de médio e grande porte, que já possuam uma estrutura de marketing e uma estratégia muito bem definida.

Utilize esta equação para calcular a precificação do custo por mil impressões:

o que é google adwords-cpm

Depois de explicar detalhadamente o que é Google AdWords e apresentar duas opções de pagamento, talvez você ainda não as considere ideais para o seu negócio. Mas temos mais uma opção. Vamos conhecer?

CUSTO POR AQUISIÇÃO – CPA

Custo por aquisição, como o nome também sugere, nada mais é que a forma de pagamento a qual o anunciante é cobrado quando atinge seu objetivo.

Este objetivo pode ser o download de um material, uma venda, etc. Tudo depende do seu negócio.

Como você já deve ter imaginado, trata-se da alternativa com o custo mais elevado, por isso é indicada à empresas com margens de lucros maiores em seus produtos.

Além disso, nem todos podem optar por uma campanha no Google AdWords com CPA, pois a plataforma faz algumas exigências prévias baseada em seu histórico, como um número mínimo de conversões.

Para calcular o valor da campanha, você deve usar a seguinte fórmula:

o que é google adwords-cpa

ANÚNCIOS NA REDE DE PESQUISA

Agora você já sabe o que é Google adWords, as precificações e o Google Shopping. Que tal conhecer outras formas de anúncios com o AdWords?

Já falamos um pouco da Rede de Pesquisa por aqui. Sabe aqueles anúncios destacados nas quatro primeiras ou três últimas posições de resultados do buscador do Google? São estes anúncios que nos referimos neste tópico.

Trata-se de uma forma para alcançar pessoas que buscam por produtos, serviços ou soluções específicas.

Veja mais um exemplo só para fixar em sua memória:

o que é google adwords-exemploo

ANÚNCIOS REDE DISPLAY

Esta opção conta com vários sites parceiros, sendo alguns do Google, como o YouTube, Blogger e Gmail, que trabalham com anúncio Google AdWords. O anúncios alcançam 90% dos usuários presentes na web.

Gostou de como funciona o Google AdWords? São muitas pessoas, muitas oportunidades! Você não quer ficar de fora, não é mesmo?

Imagine só:

Você tem um cachorro grande, muito peludo! Mas, do nada, os pelos dele começam a cair.

Aí você decide procurar no Google os possíveis motivos e encontra um material explicativo. O texto diz que seu animal precisa de um produto para fortalecer os pelos.

Você nunca ouviu falar nesse produto. Mas no topo da página, tem um banner que direciona à uma loja específica para cães e nela você encontra o produto.

A chance do usuário entrar no anúncio é muito grande, não acha?

Vale destacar que você pode escolher os tipos de sites aos quais deseja expor o seu produto.

Esta escolha deve ser feita de acordo com sua persona, assim a assertividade será muito maior.

Veja um anúncio no da Rede Display no Google em formato de banner:

o que é google adwords-folha

Os anúncios gráficos do Google AdWords, ou seja, os anúncios que contém imagens, alcançam o número de mais de 2 milhões de sites e mais de 650 mil aplicativos. Não dá para ficar fora disso!

Depois de aprender como usar o Google AdWords, nos sentimos mais inseridos no ambiente digital, não é? Vamos ver mais alguns tipos de anúncios na Rede Display que podem potencializar seu negócio?

BANNER

Já falamos um pouco desse modelo no conteúdo. Geralmente exibidos no topo do site. Ele pode ser interativo, conter animações, layouts personalizados, entre outras opções.

GMAIL

A plataforma de e-mails do Google permite que anúncios personalizados cheguem diretamente na caixa de entrada dos usuários.

APLICATIVO

Se você costuma instalar aplicativos em seu celular, certamente já teve contato com este tipo de anúncio.

Ao baixar aquele jogo favorito, você passa a ter contato com ele semanalmente. Já reparou que algumas vezes, ao acessá-lo, surgem alguns anúncios de sugestões de novos jogos ou de qualquer outro produto?

Aposto que você já se irritou ou aderiu uma dessas indicações.

ANÚNCIOS NO YOUTUBE

Depois de entender o que é Google AdWords, você certamente irá se deparar com alguns tipos de anúncios no YouTube.

Anunciar no Youtube tem sido um meio de divulgação crescente nos últimos tempos.

A ferramenta, criada por três ex-empregados da Paypal em 2005 e adquirida pelo Google em 2006, coleciona mais de 1 bilhão de usuários, o que gera bilhões de oportunidades para seu negócio ser apresentado.

Ao aprender como anunciar no YouTube, você notará a vantagem de ter um feedback momentâneo, seja por meio de curtidas, comentários ou até mesmo pela lista de inscritos e/ou visualizações.

Ter essa resposta imediata da audiência é muito importante para qualquer empreendimento!

Há alguns formatos de anúncios que podem ser feitos na ferramenta de vídeos. O mais comum é chamado de “TrueView In-stream”, aquele apresentado antes do vídeo principal e dá a opção do usuário pular a publicidade.

Agora, veja alguns outros modelos de anúncios no YouTube que também são gerenciados por meio do Google AdWords.

ANÚNCIOS NÃO PULÁVEIS

Este tipo de anúncio obriga o internauta a visualizar a publicidade por completo, a não ser que o conteúdo seja fechado. Eles podem durar até 20 segundos de extensão.

ANÚNCIOS CURTOS

Também conhecidos como Bumper Ads, são anúncios com duração de até 6 segundos. São publicidades não puláveis e inseridas antes do vídeo.

Se seu objetivo é atingir um grande número de usuários com uma mensagem curta e objetiva, esse tipo de anúncio Google AdWords é para você!

Repare como este formato aparece na reprodução do vídeo abaixo:

o que é google adwords-youtube

Agora, para inspirar sua produção, veja esse exemplo desenvolvido pela Coca-Cola do Brasil.

Muito bom, né? Pode falar, em 6 segundos conseguiu deixar você com água na boca!

ANÚNCIOS DE SOBREPOSIÇÃO

O anúncio de sobreposição aparece assim que o inicia o vídeo. Já notou, aquele banner na parte inferior da tela? Às vezes você até fecha este anúncio, logo quando é exibido.

ANÚNCIOS DE PESQUISA

Lembra daqueles links patrocinados? Aqui acontece o mesmo. São vídeos que aparecem logo no topo das pesquisas do mecanismo de busca do YouTube. Veja como visualizamos na plataforma:

o que é google adwords- veja

ANÚNCIOS GRÁFICOS

São publicidades exibidas à direita da sua tela, logo acima da lista de sugestões de vídeos. Em telas menores, são expostos na parte inferior na tela.

Viu só? Durante o aprendizado sobre o que é Google AdWords, você imaginou que iria conhecer essas opções de anúncios no YouTube?

Pois é, este é o guia completo de Adwords e essas são ótimas oportunidades, aproveite-as!

Conteúdo original: https://www.idealmarketing.com.br/blog/o-que-e-google-adwords/

06 )Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

Uma das primeiras dificuldades de quem começa a anunciar no Facebook é escolher a opção certa entre os objetivos de anúncio do Facebook.

São 10 objetivos diferentes para escolher ao criar uma campanha e isso pode confundir muitas pessoas.

É essencial descobrir para que serve cada um dos objetivos de anúncio do Facebook e como você pode aplicá-los em seu negócio.

Vamos reunir todos eles aqui e facilitar sua entrada no mundo dos anúncios do Facebook.

OBJETIVOS DE ANÚNCIO DO FACEBOOK

1. RECONHECIMENTO DA MARCA

reconhecimento da marca é um objetivo de anúncio criado para quem deseja gerar mais interesse do público em seu produto ou serviço.

Se você tem uma marca nova no mercado, esse objetivo é bem interessante para as pessoas conhecê-la.

Vamos supor que você vai abrir uma panificadora e precisa que as pessoas saibam dessa novidade. Com o reconhecimento de marca, você pode alcançar pessoas de uma região e direcionar anúncios para elas.

Com esse objetivo, você vai encontrar pessoas mais propensas a prestar atenção nos seus anúncios e conhecer a sua empresa.

Outro exemplo é se você tem uma loja física e agora vai criar um e-commerce. Use o reconhecimento de marca para que mais pessoas tenham interesse no seu negócio.

Você usa esse objetivo dentro do Facebook e do Instagram. Além disso, você pode criar anúncios no formato de imagem, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia.

2. ALCANCE

alcance é um objetivo criado para quem deseja atingir o maior número de pessoas com uma publicação.

O Facebook vai exibir o seu anúncio para o máximo de pessoas possíveis dentro da segmentação de público e do orçamento escolhido por você.

QUE TAL UM EXEMPLO?

Digamos que você tenha um negócio local, como um restaurante, e está fazendo uma promoção para atrair mais clientes. Você pode mostrar os seus anúncios da promoção para o maior número de pessoas que moram na região.

Ou então, vamos supor que você queira lançar um novo serviço para o seu salão de beleza. Para atrair e impactar muitas pessoas, você pode usar o objetivo de alcance.

Esse objetivo está disponível para campanhas veiculadas no Facebook e no Instagram. Além disso, com ele você pode criar anúncios no formato de imagem, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia.

3. TRÁFEGO

Com o objetivo de tráfego, você vai criar anúncios que levam as pessoas para fora do Facebook. Ou seja, você pode levar mais pessoas para o seu site ou para usar um aplicativo.

O tráfego auxilia você a guiar pessoas que já estão interessadas no seu negócio a adquirir mais informações sobre a sua marca.

Por exemplo, se você é um advogado e deseja que as pessoas conheçam mais sobre o seu trabalho, pode criar anúncios de tráfego para o seu site. Nesse link externo, as pessoas vão encontrar seus casos de sucesso, certificações e outras informações relevantes sobre o seu trabalho.

A MESMA COISA FUNCIONA PARA EMPRESAS DE JOGOS OU QUE TENHAM ALGUM APLICATIVO.

É possível criar anúncios para incentivar seus clientes a usar ainda mais o app ou contar uma novidade sobre ele, por exemplo.

Com o objetivo de tráfego, você cria anúncios direcionados no Facebook, no Instagram, no Audience Network e também do Messenger.

Os formatos de anúncios suportados são: imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimídia e coleção.

O anúncio de coleção é como se fosse uma vitrine de uma loja, por exemplo. Você pode saber mais sobre ele aqui: como criar anúncios no formato collection no Facebook.

4. ENVOLVIMENTO

Se você quer mais curtidas na sua página, mais engajamento em suas publicações e até mais participações em eventos, o objetivo de envolvimento irá te ajudar.

Basicamente, o envolvimento é para que você conquiste mais interações em suas campanhas, mais curtidas em suas postagens e até para que você alcance pessoas realmente engajadas em seguir o seu negócio.

Se você é um infoprodutor, por exemplo, pode usar campanhas de envolvimento para gerar mais engajamento nos seus vídeos ou em suas imagens motivacionais.

TUDO ISSO É IMPORTANTE PARA AUMENTAR OS SEUS SEGUIDORES E ATÉ AS SUAS VENDAS.

Você pode usar o objetivo de envolvimento para criar anúncios de oferta, ou seja, cupons de desconto que as pessoas podem utilizar em sua loja online ou física.

Leia mais sobre eles aqui: como criar anúncios de ofertas no Facebook com códigos promocionais.

5. INSTALAÇÕES DO APLICATIVO

Os anúncios de instalação de aplicativos são importantíssimos para você que deseja ter mais clientes dentro do seu app.

Com ele, você pode enviar as pessoas diretamente para a loja de aplicativos (App Store, Google Play e Kindle Fire) e aumentar ainda mais os downloads.

Com esse objetivo, você pode criar anúncios no Facebook, no Audience Network e no Instagram. Os formatos suportados por esse objetivo de anúncio são: imagem, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia.

6. VISUALIZAÇÕES DO VÍDEO

Os anúncios criados com o objetivo de visualização de vídeos são extremamente importantes para você que quer aumentar a percepção da sua marca com o público. Ou seja, se você deseja que mais pessoas visualizem os seus vídeos, essa é a opção ideal.

Você pode usar em lançamentos de produtos, por exemplo.

Digamos que você tenha uma cafeteria e vai lançar um novo doce para seus clientes. Você pode escolher esse objetivo para aumentar a visualização do vídeo de convite para quem quiser conhecer esse novo doce ou criar um vídeo com o seu produto sendo preparado — para chamar a atenção de mais pessoas.

Outro tipo de vídeo que você pode usar com esse objetivo são os de bastidores. Quem tem fábrica, restaurante, agências de turismo ou qualquer tipo de negócio pode usar esse objetivo para mostrar mais do seu negócio.

SE VOCÊ QUER TER MAIS SUCESSO COM SEUS VÍDEOS, AS DICAS SÃO:
  • Crie vídeos curtos, pois chamam mais a atenção no mobile;
  • Coloque as informações mais importantes logo no início do vídeo;
  • Use legendas para que as pessoas possam visualizar sem precisar de som.

Com esse objetivo, você pode criar anúncios dentro do Facebook, do Audience Network e do Instagram. Os formatos suportados são: vídeo único, carrossel e apresentação multimídia.

7. GERAÇÃO DE CADASTROS

Caso você queira gerar mais leads para a sua empresa, o melhor dos objetivos de anúncio do Facebook é o de geração de cadastros .

Com o Facebook Lead Ads, pessoas com interesse no seu negócio preenchem um formulário e deixam informações de contato, como telefone e e-mail, para você.

Ele é ideal para empreendedores que criam listas de e-mail para enviar conteúdos e também para qualquer empresa que queira fazer conteúdos e vendas via e-mail marketing.

Você também pode criar listas de contato do WhatsApp dos seus clientes.

Esse tipo de anúncio é compatível apenas com o Facebook e o Instagram. Os formatos suportados são: imagem, vídeo, carrossel e apresentação multimídia.

Aprenda a criar anúncios para captura de leads no Facebook aqui.

8. CONVERSÕES

O objetivo de conversões pode aumentar os resultados – em vendas ou cadastros – do seu negócio dentro do seu site ou aplicativo.

Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas online, pode enviar seus clientes para fechar uma venda ou preencher um cadastro no seu site.

Já se você tem um aplicativo, pode direcionar anúncios para que as pessoas baixem ou comprem algum item dentro dele.

UMA DICA IMPORTANTE:

Os anúncios de conversão só funcionam quando você tem o pixel do Facebook instalado.

Com esse objetivo, você pode criar anúncios dentro do Facebook, Instagram, Audience Network e o Messenger.

Os formatos de anúncio suportados são: imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimídia e collection.

9. VENDAS DO CATÁLOGO DE PRODUTOS

Os anúncios de vendas do catálogo de produtos são chamados popularmente de anúncios dinâmicos.

Com ele, você pode criar um modelo de anúncio-padrão e disponibilizar ao Facebook o seu catálogo de produtos ou serviços. O Facebook vai puxar automaticamente imagens, quantidade de estoque e até os preços para colocar no seu anúncio.

Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de acessórios. Você pode informar ao Facebook o seu catálogo de produtos e as informações sobre cada peça. Assim, você cria anúncios mais específicos e com informações que chamam a atenção.
SEGUNDO O FACEBOOK, COM OS ANÚNCIOS DINÂMICOS VOCÊ PODE:
  • Dimensionar a criação de seus anúncios: promover seus produtos ou serviços com um anúncio exclusivo, sem precisar configurar um anúncio para cada um de seus produtos.
  • Encontrar novos clientes: você pode configurar as campanhas uma só vez e alcançar as pessoas com o produto certo no momento certo.
  • Exibir produtos certos: você pode mostrar os produtos mais relevantes do seu catálogo.
  • Alcançar as pessoas em qualquer lugar.

Você pode atingir seu público no Facebook, Instagram e Audience Network com imagens ou carrossel.

10. VISITAS AO ESTABELECIMENTO

Se você tem uma loja física e acha que anunciar não é uma boa para o seu negócio, você está muito enganado!

O Facebook possui um objetivo de anúncio feito especialmente para promover negócios locais.

Com anúncio de visitas ao estabelecimento, você pode chamar a atenção de pessoas que estão próximas da sua loja, direcioná-las para a loja e fechar mais vendas.

Você também pode colocar chamadas para ação, como Ligue Agora com o telefone ou Como Chegar com um mapa.

QUER UM EXEMPLO NA PRÁTICA?

Digamos que você tenha uma frutaria e precisa atrair mais clientes. Você pode criar anúncios de visitas ao estabelecimento para trazer possíveis clientes.

A mesma coisa funciona se você tem um salão de beleza e está em busca de novas clientes. Ao fazer uma campanha de visitas, você impacta pessoas nas imediações, que estejam próximas ao salão. Clientes que ainda não conhecem o seu negócio podem ver seu anúncio e se interessar pelos seus serviços.

Conteúdo original: https://www.camilaporto.com.br/objetivos-de-anuncio-do-facebook/

Estes conteúdos foram compilados para facilitar o estudo dos alunos de Publicidade e Propaganda da FIB. Todos os direitos são reservados ao seus autores.