Empreender não é tarefa fácil.Ter a tecnologia a favor na hora de tirar do papel seu plano de abrir o próprio negócio é a coisa mais inteligente a se fazer. Isso porque a tecnologia tem se tornado uma das formas mais eficientes de fazer negócios online.

Investir em automação de marketing não é mais uma tendência é uma exigência de mercado.

Mais de 74,7% da população brasileira possui acesso à internet, de acordo o site Agência Brasil. Esse é um movimento crescente e uma oportunidade para que as empresas passem a se posicionar digitalmente, trazendo seus serviços e produtos para mais perto do consumidor final.

Todo empreendedor sabe da importância de uma ferramenta de automação de marketing nesse processo. Visto que a implementação de um planejamento de marketing de sucesso — Com ROI(retorno sobre investimento) positivo — depende inteiramente de quão criativa e produtiva a equipe de marketing é, e quão ágil a gestão consegue trabalhar em cima de possíveis gargalos ou crises.

Maiores desafios de quem não possui ferramentas de automação de marketing
Implementar uma estratégia de marketing digital requer estratégia, planejamento, desenvolvimento, teste e melhoria.

É importante entender que sem um time capacitado e ferramentas de automação, essas atividades se fazem  impossíveis.  Isso porque a tecnologia se tornou a principal aliada das equipes de marketing, tornando o volume de atividades entre uma etapa e outra visível, a análise de dados mais eficiente e a tomada de decisão mais assertiva.

Mas ainda há quem discorde da necessidade dessas ferramentas. Para explicar um pouco dos desafios de quem não possui uma plataforma de automação de marketing, selecionamos alguns dos maiores desafios. Sendo eles:

Eficiência no processo de vendas e acompanhamento de funil;

Sem ferramenta de automação de marketing, o processo de vendas é documentado de forma manual e o excesso informações em papel, planilhas e e-mails acaba atrapalhando a eficiência da área. Assim, o vendedor acaba se preocupando com a consolidação das informações, perdendo esse tempo operacional, que poderia ser  utilizado na ação de venda em si. O que tornaria o trabalho do time mais produtivo.

Falta de gestão da equipe e do tempo despendido em cada atividade. Tomada de decisão mais consciente;

Com as atividades acontecendo de forma analógica, a visão do gestor sobre as ações e a gestão de tempo dedicado a elas fica prejudicada. Isso torna a tomada de decisão baseada em ‘achismos’, e sabemos que no marketing digital não há espaço para isso.Para se tomar decisões, são necessários dados, e, sem  tecnologia, o acesso a essas informações pode demorar mais do que o tempo de resposta permite.

Melhoria na comunicação com os clientes;

Sem uma ferramenta de automação, a comunicação com o cliente fica gravada, muitas vezes, em trocas de e-mails, calls e videochamadas, o que inviabiliza o acompanhamento das comunicações realizadas com o possível cliente. Porém, com um sistema de automação, é possível saber quais os impactos realizados, em que canais e qual deles obteve mais sucesso. Isso dará uma visão muito mais eficiente do processo que levou o cliente à compra do produto ou serviço.

Nutrição de leads

Se a sua empresa ainda não utiliza uma ferramenta de automação de marketing, certamente não está fazendo, ou ainda não entendeu a necessidade de fazer uma nutrição de leads de forma eficiente. Saber que o lead passa por diferentes etapas até o momento da compra e estar presente nesses momentos, lhe garantirá a vantagem competitiva para fechar o negócio.

Redução de custos;

Se até aqui nós ainda não o convencemos, esse tópico certamente o fará , pois um dos maiores ganhos de se ter uma ferramenta de automação de marketing é a redução de custos.

Dessa forma,  sua equipe poderá concentrar seus esforços no acompanhamento da estratégia e melhorias, deixando os processos operacionais para a ferramenta. Isso garantirá maior produtividade da equipe e ascendente retorno do investimento, focando assim em resultado.

Melhores ferramentas de Marketing Digital

Agora que você entende o porquê da importância das ferramentas de automação de marketing, separamos aqui 5 que vão revolucionar o jeito de fazer marketing digital em sua empresa:

1.   Rd station

A RD Station é uma plataforma de automação de Marketing desenvolvida pela empresa Resultados Digital (o nome da empresa é esse mesmo?) sediada em Florianópolis/SC e uma das maiores referências de Marketing no Brasil.

Com a plataforma é possível realizar a automação de disparo de e-mails, criar fluxos de nutrição de leads, acompanhar o engajamento dos leads com as comunicações de marketing e turbinar seu funil de vendas com ações de marketing capazes de levar suas buyer personas à próxima etapa do funil.

Algumas outras funcionalidades da ferramenta, são:

  • Criação de landing pages;
  • Publicação agendada em redes sociais;
  • Análise dos leads;
  • SEO;

E tudo isso por mensalidades a partir de R$59,00.

Hubspot

O funil de vendas é a bússola que direciona suas ações de marketing.  Pensando nisso, outra ferramenta de automação de marketing incrível para apoiar seu time é a HubSpot.

Internacionalmente conhecida como uma das plataformas mais completas de marketing digital e marketing de conteúdo, a Hubspot lhe dá acesso a muitas ferramentas que auxiliam seu time de marketing com:

  • Criação de conteúdo para Blogs;
  • SEO;
  • Mídia social;
  • Website;
  • Gerenciamento de leads;
  • Landing pages;
  • Criação e acompanhamento de e-mail marketing;
  • E muito mais.

A Hubspot também é uma das plataformas de referência. Além de todos esses recursos em uma única plataforma, ainda disponibiliza os serviços de CRM e acompanhamento de vendas. O software pode ser contratado a partir de US$200.

SharpSpring

O maior diferencial da  SharpSpring é ser uma plataforma intuitiva, que tem como principais características ser simples, acessível e inteligente. Com ela sua equipe terá  acesso a ferramentas como:

  • CRM próprio;
  • Mensuração de campanhas online e offline;
  • Integração com Google Adwords;
  • Criação de personas;
  • Motor de automação robusto;
  • E-mails e landing pages dinâmicas;

 

Instalada em Santa Catarina, está presente também em 26 países e conta com uma rede de mais de 1.600 agências ao redor do mundo.

Mailchimp

O MailChimp nasceu da integração de dados gerados através de lojas virtuais para facilitar o controle dos contatos da empresa. Hoje é considerada uma das maiores plataformas de gerenciadores de campanhas de e-mail marketing.

Além de realizar testes A/B, administrar a base de contatos e até mesmo agendar os envios dos e-mails para determinada  data e horário, o MailChimp possui um plano básico gratuito, ideal para pequenas empresas.

Conclusão:

Agora que você entende como uma ferramenta de Automação de marketing pode transformar a forma de fazer o marketing da sua empresa, é hora de colocar a mão na massa e dar o pontapé inicial na sua estratégia de marketing digital.

A implementação de uma ferramenta de automação de marketing pode tornar os processos da sua empresa ainda mais eficientes . O que poderá trazer resultados de curto, médio e longo prazo, seja na produtividade do seu time, controle do funil de vendas ou até no ROI das ações de marketing.

Você agora deve estar se perguntando: “Mas qual dessas ferramentas devo escolher?” essa questão deve ser respondida com base no seu objetivo inicial, budget e nos resultados que sua empresa busca alcançar com marketing.

Mas se ainda assim, não conseguir decidir entre uma e outra, entre em contato. Posso ajuda-lo nessa missão.

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